quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A JANELA

     Ao despertar numa manhã de primavera, o cara ainda na cama fala á mulher que acaba de  deixar os lençóis: Amor, abra a janela! Não no tom de uma ordem, mas falado com carinho e suavidade porque sabe que a voz  do homem ao acordar pela manhã quase sempre soa desagradável. Ela concorda e em seguida ouve-se o barulho das roldanas deslizando pelos trilhos maltratados, parecendo um trem descarrilando.

       Um clarão invade o quarto vindo o Sol beijar o leito ainda quente do contato frenético iniciado no escurinho da véspera... O vivente espreguiça-se ensaiando levantar-se... – Oh janela que deixaste entrar toda essa luz, tanto calor, inspirando toda alegria, a vontade e o amor, através de ti que mais verei por este belo dia? – Além dos pombos arrulhando na cumieira, e a mágica flauta do sabiá gorgeando ali no alto do cedro, se quiseres verás o Mundo;  Sou única, mas apenas do teu quarto! Deus oferta a ti incontáveis janelas; há uma em cada sentido de teu ser, e todas estão abertas no rumo das circunstancias da vida; através delas poderás ver o que há de bom, e de ruim; e um dos lados terás de abraçar, e a escolha será só sua. Não esqueça de que o lado ruim por sua perversidade sempre apresenta-se atraente, convidativo, fascinante, porém, armado de longas unhas afiadas como a dos felinos; se este for seu lado preferido tenha certo que, mais cedo ou mais tarde será este um bumerangue, e por ele serás ferido. Lógicamente falo por suposição, és inteligente e bom cristão, só por isso já escolherás a janela do lado bom; Ésta e muito ampla revelando a luz mais resplandecente que se possa imaginar. Através dela poderás ver a terra unir-se ao infinito; o caminho é longo e até lá chegares passarás por venturas e desventuras inimagináveis, mas terás de seguir na esteira do Sol pois a vida não pára já que somos eternos... Mas se Deus é o cajado de tua alma, sua estrada será venturosa.

       Amarás por todo trecho; serás platéia de grandes espetáculos pelos palcos da vida; Homens e mulheres na luta pelo pão de cada dia, a solidão de um camponês lavrando a terra, chaminés de fábricas que lançam fumaça  lambendo o Céu; o burburinho das cidades com o povo se acotovelando  em busca de seu espaço, prédios erigindo e torres implodindo, aviões aterrisando vindos d´além  do horizonte, outros decolando como indo ás estrelas, navios singrando os mares levando mercadorias, outros carregados de turistas em cruzeiro de laser,  industrias com suas máquinas barulhentas transformando coisas. Além do trabalho ao embalo da vida; Templos religiosos encimados pelos campanários e o badalar dos sinos anunciando a hora do Ângelus; na cidade florida lindas mulheres passando à sombra do arvoredo onde teu coração é arrebatado a cada dez passos. Só paz, beleza e muito amor. Concluirás que só por isso vale a vida; as janelas do lado ruim estão fora de teu mundo. Mas para que assim permaneças da primeira advertência não esqueças! Tendo Deus como alicerce jamais penderás pro lado errado; Só verás o bom e farás o bem. Bem, o dia passou e pouco viste de tudo o que existe; é demais para um dia, um mês ou vários anos, só neste diálogo, ou num livro de setecentas páginas, que seria para poucos leitores pois a maioria não gosta de ler e nem tem tempo pra isso; Hoje tudo é virtual, instantâneo acontecendo apenas num simples clic.

       A noite chegou e se faz tarde; tiveste um bom jantar?...Amanhã serei aberta a mostrar-te um novo dia, ao brilho do Sol ou á zoada da chuva sobre o telhado com o arrulho do pombo e a flauta encantada do sabiá fazendo a festa.

       Podes passar a tramela!... Durma bem.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário